quarta-feira, 18 de junho de 2008

DISPENSARIO

INTRODUÇÃO

Realizamos uma visita ao Dispensário Santana,localizado na Rua Vênus,N°275,Jardim Acácia,dirigida pelas professoars e enfermeiras Katia Mendes e Magda Medeiros.Com a finalidade de aquirir mais conhecimentos e ter uma visão ampla sobre a Geriatria,como abordar esses público,os cuidados,a importância do aclhimento,e saber como é administrado o Dispensário,de grande importância para nossa formação como ser humano e profissional de enfermagem.



DISPENSÁRIO SANTANA

Falar do Dispensário Santana é relembrar o primeiro registro que acha-se anotado no livro I do Tombo da Paróquia da Catedral de Sant'Ana. Seu idealizador, monsenhor Amílcar Marques de Oliveira, nono pároco de Sant'Ana, registra "que resolvera juntar um grupo de senhoras, para recolher donativos a fim de distribuir à velhice e aos "pobres envergonhados". Era o ano de 1945
A esse primeiro relato acrescenta-se o recolhido na memória dos paroquianos de monsenhor Amílcar. Conta-se que certo dia ele chegou à Matriz, e, na capela do sacrário, perguntou às pessoas ali reunidas, quem gostaria de ajudá-lo em um trabalho de arrecadação de alimentos e roupas, para doar aos pobres, sobretudo aos pobres envergonhados, que, explicava, eram destinados aos que tinham vergonha de pedir. Todos ficaram quietos, até que uma senhora, menos tímida, levantou a mão, foi o bastante para que outras a seguissem. Daí em diante começou-se o trabalho de angariar os víveres e as roupas. O grupo foi denominado de Dispensário Santana.

DADOS DA EMPRESA

O Dispensário Santana está situado na Rua Vênus, 275, Jardim Acácia, em Feira de Santana, Bahia, foi construído num terreno acidentado, doado pela Diocese, sob o bispado de Dom Silvério Albuquerque.
Seu projeto de construção foi doado pelo arquiteto feirense Luiz Humberto de Carvalho, a pedra fundamental foi lançada em 27 de maio de 1979 e três anos depois, em 29 de maio de 1983, era inaugurada a sua primeira etapa.

.

ESTRUTURAS FISÍCAS

*Capela
*Quartos
*Refeitório
*Copa
*Salas destinadas as estudantes
que se tornaram freiras (onde também moram as irmãs)
*Posto aberto pela comunidade
:* Almoxarifado
*Farmácia
*Lavanderia
*Sala onde são feitas bijuterias
*Sala onde é feito doces comercializados
entre a comunidade.

EQUIPE DE TRABALHO

A equipe é formada por religiosas sacramentais,grupo de sustentação,professores,conselho comunitario,agentes de saúde,profissionais de saúde como; enfermeiros,médicos,téc de enfermagem,oficineiros,vigilantes,auxiliares de serviços gerias,entre outros membros da comunidade local.

ATENDIMENTO
Desde a sua realização o Dispensário volta-se ao amparo à velhice, por isso que a primeira parte construída do Dispensário, em 1883, foi a casa de acolhimento com os leitos para os idosos.
Em regime de internato o Dispensário atende cerca de 30 anciãs, com acompanhamento integral às suas necessidades. Em regime de externato presta assistência espiritual e material a uma média de 65 idosos, semanalmente.
Com os idosos externos, o Grupo de Sustentação do Dispensário Santana desenvolve diversas atividades de lazer, terapia ocupacional, incluindo momentos de oração, e, na medida do possível, acompanha-os nas suas necessidades materiais.
Periodicamente o Dispensário realiza comemorações, festas e bazares, que muito contribuem para o lazer e alegria dos idosos.

Em relação a da saúde o Dispensário Santana presta grande serviço à comunidade com o Posto Médico-Odontológico.
Os serviços prestados no Posto são os seguintes:
Imunização - para prevenir as doenças;
Atendimento pré-natal;
Puericultura - cuidados médico-sociais para o melhor desenvolvimento físico e moral das crianças, da gestação à puberdade;
Consulta médica;
Tratamento dentário.
Além de fazer o atendimento ambulatorial, o Posto vem servindo como campo de estágio para os cursos de Auxiliar e de Técnico em Enfermagem, de alunos das diversas escolas da cidade como a Esater.
Atualmente o Posto conta com 3 médicos, 4 dentistas, 2 enfermeiras e 3 atendentes.
Com a sua atenção sempre voltada para as classes mais carentes, busca através da formação para o trabalho, o desenvolvimento pessoal, comunitário e familiar.
Vários cursos de orientação profissional são oferecidos à Comunidade, permitindo uma melhor qualificação para que todos enfrentem melhor o acesso ao mercado de trabalho.
Dentre os cursos oferecidos encontram-se os de corte e costura, bijuteria,culinária, artesanato, pintura, datilografia, primeiros socorros, e muitos outros.

A Missão do Dispensário é ;

*Evangelizar

*Educar

*Socializar

*Promover

*Amparar o ser Humano

CONCLUSÃO

O Dispensário Santana é um projeto de grande valia para a a comunidade,atuando em diversos setores;sáude,educação,promoção social,sendo diferenciado até mesmo pelo acolhimento de idosos e dando todo um suporte,tendo condições dignas de moradia,evangelização,saúde.Seria primordial que cada vez mais fosses implantados projetos como esse numa perta associação de Saúde X Comunidade.

Nenhum comentário: