quarta-feira, 11 de junho de 2008

QUEIMADURAS
As queimaduras estão entre os mais comuns acidentes domésticos. Caracterizam-se por lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo como a pele, cabelos, pêlos, o tecido celular subcutâneo, músculos, olhos etc . Geralmente são causadas através do contato direto com objetos quentes como brasa, fogo, chamas, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes. Podem também ser causadas por substâncias químicas como ácidos, soda cáustica e outros. Emanações radioativas como as radiações infravermelhas e ultravioletas, ou ainda a eletricidade, também são fatores desencadeantes das queimaduras. Assim, as queimaduras podem ter origem térmica, química, radioativa ou elétrica.
As queimaduras são classificadas de acordo com a extensão e profundidade da lesão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Uma queimadura de primeiro ou segundo grau em todo o corpo é mais grave do que uma queimadura de terceiro grau de pequena extensão. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam efetuados corretamente.

O QUE FAZER
QUEIMADURAS DE 1° GRAU: resfrie o local com água fria, seque-o delicadamente com um pano limpo ou chumaços de gaze, e cubra o ferimento com compressas de gaze.
QUEIMADURAS DE 2° GRAU: aplique água fria e cubra a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril; mantenha a região queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchaço; dê bastante líquido para a pessoa ingerir e, se houver muita dor, um analgésico.
Se a queimadura for extensa ou de 3° GRAU: procure um médico imediatamente.
A queimadura é uma lesão livre de micróbios, por isso tenha cuidado ao manuseá-la e evite ao máximo contaminá-la.
O QUE NÃO PODE FAZER
NÃO toque a área afetada.
NUNCA fure as bolhas.
NÃO tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se for preciso, recorte em volta da roupa que está sobre a região afetada.
NÃO use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a queimadura.
NÃO cubra a queimadura com algodão.
NÃO use gelo ou água gelada para resfriar a região.

Nenhum comentário: