terça-feira, 10 de junho de 2008

Vacinas

Febre Amarela

Informações Gerias;
A vacina contra a febre amarela foi empregada pela primeira vez no Brasil em 1937. Desde então, vem sendo produzida pela Fundação Oswaldo Cruz e, a partir de 1976 mais especificamente, em sua unidade técnico-científica - Bio-Manguinhos - único laboratório nacional produtor desta vacina. A vacina é produzida a partir da cepa 17D atenuada do vírus vivo da febre amarela cultivada em ovos embrionados de galinha livres de agentes patogênicos, de acordo com as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. O PNI - Programa Nacional de Imunizações - recomenda que a vacina deve ser aplicada a partir dos 6 meses de idade, sendo importante o reforço de, no mínimo, 10 em 10 anos, especialmente para quem vive ou vai viajar para regiões endêmicas.

Apresentação
A vacina contra febre amarela tem duas apresentações: frasco de vacina de 5 doses acompanhada de ampola de diluente de 2,5 mL de água para injetáveis; e frasco de vacina de 50 doses acompanhada de frasco de diluente de 25 mL de solução salina apirogênica. Observar que o diluente da apresentação de 5 doses não pode ser utilizado para a de 50 doses e vice-versa.

Conservação e Validade
Nas centrais de distribuição, conservar a vacina a –20°C (em freezer). No nível local e nas salas de vacinação, conservar a vacina entre 2° e 8°C (geladeira). A validade é de 2 anos se conservada nas condições adequadas. Observar que após a reconstituição, a validade é de apenas 4 horas.

Efeitos colaterais
A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais. É utilizada há mais de sessenta anos e efeitos colaterais graves (incluindo óbitos) são raros. Cerca de de 5% das pessoas pode desenvolver, 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo infrequente a ocorrência de reações no local de aplicação. Reações de hipersensibilidade são muito raras e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina. A ocorrência de encefalite é raríssima, tendo a maioria dos casos ocorrido em crianças vacinadas com menos de seis meses de idade

Contra-indicações
 Crianças com 4 meses ou menos de idade, devido ao risco de encefalite viral (contra-indicação absoluta).
 Gestantes, em razão de um possível risco de infecção para o feto.
 Pessoas com imunodeficiências resultante de doenças ou de terapêutica: infecção pelo HIV, neoplasias em geral (incluindo leucemias e linfomas), Aids, uso de medicações ou tratamento imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia, radioterapia), disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).
 Pessoas que tenham alergia a ovos, uma vez que a vacina é preparada em ovos embrionados.
 Pessoas com alergia a eritromicina, um antibiótico que faz parte da composição da vacina.
 Pessoas com alergia a gelatina, que faz parte da composição da vacina.
 Pessoas com antecedentes de reação alérgica a dose prévia da vacina anti-amarílica.

Nenhum comentário: